sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ECO-SUGESTÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VENDAS NOVAS




1ª Conferência "Energia e Ambiente" - ciclo de conferências InovFILDA








Os alunos das turmas D e E do 10ºAno da Escola Secundária de Vendas Novas, assistiram a este evento no dia 23/11/2011, no Auditório Municipal da cidade, acompanhados pelos professores Maria José Rodrigues, Maria Antónia Ferreira, Adelina Fonseca e Luís Bentes.


PROGRAMA

9h00 | Credenciação

9h30 | SESSÃO DE ABERTURA E PAINEL DE ENQUADRAMENTO
José Maria Figueira, Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas

10h00 | Eficiência Energética: Iluminação Eficiente de Monumentos, Edifícios e Aldeias Históricas ou Rurais | Paulo Nogueira, Direcção de Desenvolvimento Sustentável da ADENE – Agência para a Energia

10h15 | Os Renováveis no Alentejo: Susana Sobral, Directora da ARECBA - Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo
10h30 | Ambiente: Francisco Silva, Chefe da Divisão de Resíduos Urbanos da Agência Portuguesa do Ambiente

10h45 | Pausa para café

11h00 | PAINEL I – EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Moderador: Susana Sobral, Directora da ARECBA

Eficiência e Certificação Energética
João Francisco Fernandes, Instituto Politécnico de Setúbal

Construção Sustentável
Francisco Seixas, Sócio-gerente da Betão e Taipa (Grupo AECO)


Eficiência Energética no Sector Hoteleiro - Caso Hotel Villa Park
Avelino Sousa, Director Hotel Villa Park

12h00 | Debate

12h10 | PAINEL II – “CIDADES DE FUTURO”
Moderador: Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Évora InovCity e Redes Inteligentes de Energia – InovGrid
Eugénio Lemos de Sousa, Director Adjunto Rede Clientes Sul
Carlos Lobato, Assessor Concelho de Administração da EDP Distribuição

Projecto "Green-Car Eco-design"
José Maia e Aldina Soares, Instituto Politécnico de Setúbal

13h00 | Debate

13h10 | Almoço Livre

14h45 | PAINEL III – RENOVÁVEIS
Moderador: Manuel Collares Pereira, Titular da Cátedra BES Energias Renováveis da Universidade de Évora

“O valor económico das Energias Renováveis em Portugal”
Susana Barros, Economista da Espírito Santo Research (GRUPO BES)
Medida da Radiação Solar Directa
Marc Rechter, CEO da Energopark – Algarve Energy Park, Lda

Uso de Fotocatálise Solar em Remediação Ambiental
Anabela Oliveira
- Professor Coordenador do Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação, C3i da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre

16h15 | Debate

16h25 | Pausa para café

16h45 | PAINEL IV – AMBIENTE
Moderador: Lina Jan, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo
SPPIAAlentejo -Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo
Águas Públicas do Alentejo
João Silva Costa, Administrador Executivo da AgdA
Célia Figueirinha, Responsável do Centro Operacional da Bica Fria-Minutos

Aproveitamento de Biogás nos Aterros Sanitários
Ana Silva, Directora-técnica da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM

Optimização da Recolha Selectiva – Projecto SIGRSAMARSUL
Alexandre Magrinho, Instituto Politécnico de Setúbal

17h40 | Debate
17h50 | SESSÃO DE ENCERRAMENTO
José Maria Pós-de-Mina, Presidente do Conselho de Administração da Lógica, E.M. e Presidente da Câmara Municipal de Moura

Cláudia Mateus, Vereadora da Câmara municipal de Vendas Novas

*a confirmar

PARABÉNS PELO EVENTO E PELA QUALIDADE DOS PAINÉIS APRESENTADOS



A Escola Secundária de Vendas Novas também pertence à rede DECOjovem!



As Escolas DECOJovem constituem uma rede inter-escolar que se dedica especialmente à Educação dos jovens consumidores, proporcionando uma estrutura de apoio e orientação para o tema da Educação do Consumidor.

Os professores das Escolas DECOJovem podem contar com o enquadramento técnico e institucional da DECO e com as vantagens do trabalho interdisciplinar e em rede: para se conhecerem uns aos outros, para trocarem ideias, exemplos de práticas e projectos, para se juntarem em Grupos, para aprenderem juntos em Acções Informativas e para se envolverem em projectos.


É uma Escola que contempla um espaço privilegiado para a educação e formação das crianças e jovens em matéria do consumo. Tem à disposição da comunidade escolar, informação e recursos que permitem desenvolver projectos no domínio dos direitos e deveres dos consumidores com o objectivo de promover a formação de alunos e jovens esclarecidos, críticos e responsáveis nos seus actos de consumo.

Pretende-se que as Escolas DECOJovem, conjuguem sinergias para participarem, promoverem e partilharem projectos inovadores e transdisciplinares no âmbito da temática da Educação e Defesa do Consumidor.


Todas as escolas ou agrupamento de escolas, públicas ou privadas, dos diferentes níveis de ensino, interessadas na formação de futuros cidadãos e consumidores livres, conscientes e responsáveis podem, a qualquer altura, aderir à REDE de Escolas DECOJovem.

Para mais informações: DECOJovem


Junta-te a nós e participa no concurso escola sustentável - energia!



Queres ir ao Rock In Rio? Participa na Gincana, faz a tua inscrição, está atento ao teu mail e executa as tarefas propostas! Boa Sorte!




A Escola Secundária de Vendas Novas no Programa Tinteiros com Valor

A nossa escola, através do Eco – Escolas, aderiu ao programa “Tinteiros com Valor” que visa a reciclagem de tinteiros e toners vazios e a angariação de fundos para a Escola. Esta recebe o pagamento em EUROS pela recolha efetuada ou opta por doar o valor a uma Instituição de Solidariedade Social à escolha. Assim, quanto mais a Escola recolher, mais a Escola ganha e pode Ajudar !


O programa Tinteiros com Valor ajuda os alunos a desenvolver o seu lado empreendedor e ensina hábitos de reciclagem e proteção do ambiente.

Os cartuchos de tinteiro e toner contêm substâncias tóxicas que, se forem deitadas no aterro, podem derramar para o solo e poluir as águas. Os cartuchos recolhidos nesta iniciativa serão reciclados e reutilizados por empresas especializadas.


Podemos ajudar o programa Tinteiros com Valor divulgando esta iniciativa e doando os nossos próprios tinteiros e toners vazios.

Temos uma caixa de recolha destes produtos na nossa Biblioteca Escolar. Por isso, se normalmente deitam os cartuchos vazios no lixo … POR FAVOR DEPOSITEM-NOS NA NOSSA ESCOLA.


O êxito desta iniciativa depende da colaboração de todos. Contamos convosco.

A Equipa do Eco – Escolas agradece e o Ambiente também!


Saber mais: http://www.abae.pt/programa/EE/actividades/tinteiroscomvalor/inicio.php


A Escola Secundária de Vendas Novas Ganhou a 3ª Bandeira Verde Eco-Escolas

Após a cerimónia de entrega da Bandeira Verde no dia 7 de Outubro em Oliveira de Azeméis

Antecedendo o hastear da Bandeira Verde, foi feita uma exposição no átrio da escola com uma retrospetiva do trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, que conduziu à conquista deste galardão.

Dia 28 de outubro – Hastear da Bandeira Verde

Esta cerimónia, contou com a presença de alguns dos professores envolvidos no Programa Eco-Escolas, um representante do Órgão de Gestão, um funcionário, os representantes da Câmara Municipal de Vendas Novas e do Centro Ambiental, engenheiro Jorge Quintas e Dra. Cármen Lobinho, respetivamente. Estiveram também presentes os alunos do 9º ano e a turma do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, que dinamizou um Workshop com origamis e construção de instrumentos musicais a partir da reutilização de garrafas, garrafões e outros materiais. Após a entrega dos certificados de presença, alunos e professores dirigiram-se para o exterior da escola para, finalmente, hastear a 3ª Bandeira Verde Eco-Escola.


De salientar que o Eco-Escolas é um Programa Educativo Internacional, promovido pela organização não-governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e apoiado pela Comissão Europeia que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental. Simboliza o reconhecimento de um empenhado trabalho na área da Educação Ambiental, por parte dos alunos, professores e pessoal não docente, segundo a metodologia do Programa Eco-Escolas. Em Portugal, este programa é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).


Nesse sentido, o Programa Eco-Escolas fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pelas escolas.

Não é um prémio monetário mas de reconhecimento público da existência, na escola, de uma educação em prol da defesa do ambiente. Pretende-se, desta forma, estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.


O hastear da Bandeira Verde é o galardão que atesta publicamente que a Escola Secundária de Vendas Novas deu cumprimento à metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelo menos 2/3 do seu plano de ação e realizando atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano, (biodiversidade ou floresta ou mar).


Parabéns a todos os que se empenharam na concretização das atividades que conduziram a este galardão. Vamos fazer um esforço para que, no final deste ano lectivo, possamos ser merecedores de mais uma Bandeira Verde


Eco-Curiosidades

Em Portugal: Eco-Escolas em números (2011)

N.º de escolas: inscritas - 1515 (25% das escolas públicas do 1º ciclo ao secundário); .com bandeira verde: 1209 (80% das escolas inscritas este ano).
Envolvidos: cerca de 500000 alunos e 5500 professores.

N.º de municípios : com escolas inscritas 236; com escolas galardoadas: 219; parceiros no Programa: 156

Municípios onde mais de 90% das escolas são Eco-Escolas: Ribeira Brava, Ílhavo, Caminha, Calheta (Madeira), Macedo de Cavaleiros, Porto Moniz, Ponta do Sol, Câmara de Lobos, Porto Santo, Manteigas.
Municípios com mais escolas galardoadas: Sintra (91), V. Nova de Gaia(33), Ílhavo(31), Matosinhos(29), Pombal(29), Câmara de Lobos(27), Funchal (21).

No Mundo: Eco-Escolas em números * (2011)

10.000.000 estudantes e 700.000 professores .

32.000 escolas participantes (10.000 galardoadas)

5.013 municípios em 50 países e em todos os continentes.

* números aproximados



















http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php