Escola Secundária c/ 3ºCiclo Vendas Novas
TEMA IV – UM MUNDO DE CONTRASTES
Núcleo conceptual
Num mundo cada vez mais interdependente, têm-se registado progressos no desenvolvimento das sociedades mais pobres, mas os contrastes entre as sociedades ricas e as sociedades que lutam pela sobrevivência têm vindo a acentuar-se.
Realização de um Trabalho Projecto Individual
sobre o tema IV – “Um Mundo de Contrastes”
FINALIDADES:
Esta proposta de trabalho (realização de um Trabalho de Projecto) pretende que os alunos:
A – Desenvolvam a capacidade de compreender lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança;
B – Desenvolvam a apetência pelo saber / pensar as espacialidades e os territórios e a disponibilidade permanente para a reconstrução crítica do próprio saber;
C- Se sensibilizem para as grandes questões das sociedades contemporâneas, promovendo a apetência para a procura de soluções alternativas
ESTRUTURA DO TEMA
Conteúdos
4.1 – Um mundo superpovoado?
4.1.1 – A evolução da população mundial
4.1.2 – A estabilização da população no Norte
4.1.3 – O crescimento acelerado da população nos países em desenvolvimento
4.1.4 – A população e os recursos globais
Objectivos a desenvolver
A – Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial;
B – Compreender que a capacidade de carga da Terra impõe limites ao crescimento da população mundial;
C – Identificar as condições que explicam o actual crescimento exponencial da população;
D – Debater questões económicas, sociais e éticas decorrentes da
aplicação das políticas demográficas;
E – Compreender as consequências das recentes tendências de desaceleração do crescimento demográfico;
F – Relacionar doenças como a SIDA com a desaceleração do crescimento
da população em alguns países;
G – Debater medidas que contribuam para o uso adequado dos recursos
globais essenciais.
Estudos de caso
Alemanha e Cabo Verde
Ou
Portugal e Moçambique
Conteúdos
4.2 – Um acesso desigual ao desenvolvimento?
4.2.1 – As desigualdades de desenvolvimento
4.2.2 – O emprego e a exclusão social
4.2.3 – A fome e a má nutrição
4.2.4 – A pobreza e a saúde
Objectivos a desenvolver
A –Compreender a existência, a qualquer escala de análise, de um
crescente fosso entre ricos e pobres;
B – Compreender a evolução do conceito de pobreza;
C– Explicar a crescente fractura económica e social que existe entre
países do Norte e países do Sul;
D –Identificar a tendência para o aumento de bolsas de pobreza nos
países desenvolvidos;
E – Identificar possíveis atitudes e/ou medidas que permitam atenuar
os efeitos negativos do desemprego;
F – Relacionar a exclusão social com a situação perante o emprego;
G –Explicar as situações de má nutrição da população mundial;
H –Relacionar as situações de risco de saúde pública com a pobreza;
I – Debater medidas que contribuam para diminuir o fosso entre ricos
e pobres;
J – Reflectir sobre o papel da comunidade internacional no atenuar
da pobreza.
Estudos de caso
EUA / Índia / Cabo Verde
Ou
SIDA
4.3 – Problemas ambientais, impactos humanos diferentes?
Conteúdos
4.3.1 – As questões ambientais globais e internacionais
4.3.2 – O ambiente urbano
Objectivos a desenvolver
A – Compreender a dimensão global de alguns problemas ambientais;
B – Compreender a necessidade da cooperação internacional para
a resolução dos problemas globais;
C – Relacionar o modelo de crescimento assente na exploração dos
recursos naturais com a degradação ambiental;
D – Debater as medidas propostas em conferências internacionais
para a resolução dos problemas ambientais globais;
E – Debater o grau de aplicação das medidas acordadas;
F – Relacionar os diferentes impactos provocados pela degradação
ambiental com o grau de desenvolvimento dos países;
G – Identificar os principais problemas ambientais das cidades;
H – Identificar as populações mais pobres como as mais expostas
aos efeitos da degradação ambiental;
I – Debater a capacidade de sustentabilidade das grandes aglomerações
urbanas.
Estudos de caso
Brasil / Japão
Ou
Cabo Verde
Ou
Moçambique
AVALIAÇÃO FINAL DO TRABALHO
Com este trabalho pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Valorizar as diferenças entre indivíduos e culturas
2. Aceitar desafios, partilhando riscos e responsabilidades
3. Intervir no sentido de atenuar as assimetrias territoriais, valorizando a preservação das diferenças entre as regiões
4. Utilizar correctamente os conceitos geográficos
5. Descrever e interpretar situações de carácter geográfico
6. Identificar situações problemáticas relativas às espacialidades e aos territórios
7. Perspectivar a análise da realidade em termos sistémicos
8. Participar, através da procura de soluções fundamentadas, na resolução de problemas espaciais
9. Utilizar os métodos indutivo e dedutivo no estudo dos fenómenos geográficos
10. Utilizar o processo de inferência para interpretar documentos geográficos, encaminhar a pesquisa, responder a problemas ou levantar novos problemas
11. Sistematizar dados, dando-lhes coerência e organizando-os em categorias, na procura de modelos explicativos de organização dos territórios
12- Rentabilizar técnicas de expressão gráfica e cartográfica desenvolvidas ao longo do processo de aprendizagem
13. Utilizar as TIC, nomeadamente os meios informáticos, telemáticos e vídeo
14. Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico
15. Relacionar a existência de conflitos no uso do espaço e na gestão dos recursos com situações de desigual desenvolvimento, a nível local, regional e mundial