segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Correcção Teste Geografia - 10º ano - Dezembro 2010

Geografia
Professora: Maria Manuela Santos (Departamento Ciências Sociais e Humanas)

CORRECÇÃO DO TESTE DE AVALIAÇÃO

GEOGRAFIA – 10º ANO

(Dezembro 2010)
_____________________


Grupo I
1.1. As variáveis demográficas que intervêm directamente no Crescimento Efectivo da população de um país são a Natalidade, a Mortalidade, a Imigração e a Emigração.
( 2,5 p x 4 = 10 pontos)

1.2. III – D
(5 pontos)

2.1. Entre 1960 e 2001 as principais diferenças na estrutura etária da população portuguesa são:
- a diminuição da natalidade e consequentemente a diminuição do grupo dos Jovens;
- o aumento da esperança média de vida e consequentemente o aumento da percentagem de Idosos;
(10+10= 20 pontos)

2.2. A população com 65 e mais anos assume um peso significativo na população portuguesa em 2001 devido às melhorias de qualidade de vida das pessoas e evolução na medicina que contribuem para um aumento da esperança média de vida.
(10+10= 20 pontos)

2.3. Três problemas sociodemográficos resultantes da estrutura etária em 2001 são:
- aumento da carga fiscal para fazer face às despesas com pensões;
- diminuição da população activa e aumento da sua idade o que implica numa redução de produtividade;
- aumento da idade da reforma;
(10+10+10 = 30pontos)

2.4. Desde meados da década de 70 a 1980 que a taxa de natalidade aumentou como se pode ver na pirâmide etária de 2001 em que as classes etárias dos indivíduos com 30 a 34 anos é superior à de 25 – 29 anos. Isto deveu-se ao regresso dos portugueses das ex-colónias e a um aumento da taxa de natalidade.
De 1980 a 2001, a taxa de natalidade tem diminuído como se pode constatar pelas primeiras classes etárias ( 0-4 anos; 5-9 anos; 10-14 anos; 15-19 anos) que são classes ocas. Esta diminuição da taxa de natalidade deve-se à diminuição da taxa de fecundidade e ao nascimento do primeiro filho ser cada vez mais tarde.
(10+10= 20 pontos)

3.1. Na Região Norte a população activa que trabalha no sector secundário em 2001 era cerca de 45% enquanto a média nacional é aproximadamente 35%, sendo a região que maior valor apresenta. Pelo contrário, a região que menos valor apresenta é a região dos Algarve com apenas 20%.
(5 pontos)


3.2. Na região do Algarve o sector que tem mais população activa é o sector terciário associado ao Turismo.
(10 pontos)

3.3. A população activa portuguesa apresenta baixos níveis de qualificação o que afecta o seu desempenho profissional. A pouca preparação dos trabalhadores impede-os de mudarem de actividade e são pouco receptivos às mudanças associadas às novas tecnologias o que se vai reflectir na pouca modernização de alguns sectores e consequentemente baixa produtividade.
(20 pontos)

Grupo II

1.1.1. A Emigração portuguesa traz consequências na distribuição da população portuguesa uma vez que saiem sobretudo do interior do país, havendo um despovoamento do interior e ficando aí predominantemente os idosos. Por outro lado, ao saírem sobretudo os mais jovens, diminui a taxa de natalidade podendo ocorrer saldos naturais negativos.

(20 pontos)

1.1.2.A litoralização da população portuguesa – concentração da população na faixa litoral (do Minho a Lisboa) resulta, por um lado, do êxodo rural ( saída de pessoas do interior – campos para as grandes cidades do litoral) e por outro lado ao fenómeno da Imigração. Quando chegam, os imigrantes tendem a fixar-se onde há mais oferta de emprego contribuindo para o aumento da densidade populacional no litoral.
(20 pontos)

1.2. A população é atraída para o litoral devido:
- maiores ofertas de emprego e oportunidades;
- maior acessibilidade;
- mais serviços e maior diversidade;
- existência de alguns serviços específicos só nas grandes cidades que se localizam no litoral predominantemente;

(20 pontos)