sábado, 20 de outubro de 2012


Florestar Portugal’
espera ter “mais de 100 mil voluntários”

O maior evento ambiental de sempre em Portugal é dia 24 de Novembro

Chama-se ‘Florestar Portugal’ e pretende-se plantar milhares de árvores autóctones: freixo, azereiro, azinheira, medronheiro, carvalho-negral, carvalho-português, castanheiro, cerejeira, carvalho-alvarinho, amieiro, sobreiro, borrazeira-preta, sabugueiro, vidoeiro e ulmeiro.

“Com as alterações climatéricas e a delapidação da floresta autóctone portuguesa pelos incêndios, pela cultura intensiva de eucalipto e pela ameaça de espécies exóticas invasoras, achamos ser a altura de envolver a sociedade e criar um sentimento de pertença ao nosso maior valor natural, a nossa floresta indígena”.

A ação da Amo Portugal pretende potenciar a ‘Semana da Floresta Autóctone’ com algumas iniciativas durante os dias 19 a 25 de Novembro:
     - dia 23, ‘Dia da Árvore Autóctone’, a Associação vai fazer ‘Florestar Portugal na Escola’ e criar viveiros florestais escolares pela sementeira de bolotas e outras sementes autóctones.

- dia 25, os portugueses são convidados a ‘Viver a Floresta Autóctone’, abraçar uma árvore, realizar passeios pedestres e BTT, piqueniques ou recensear as árvores autóctones existentes na sua localidade (em família).




 
“A floresta depende de nós e nós dependemos da floresta.
Apenas a floresta autóctone poderá contribuir para o restabelecimento sustentável do clima e do ciclo da água”, sublinha Carlos Evaristo, vice-presidente da Associação Mãos à Obra Portugal (Amo Portugal).
WWW.cienciahoje.pt, por Susana Lage,24-09-2012